segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Cnidários

Características em Geral:

Tem os animais conhecidos: água-vivas, hidras, corais, caravelas e anêmonas-do-mar.
São exclusivamente aquáticos, principalmente marinhos (mas há representantes de água doce).Vivem isolados ou em colônias e podem medir de poucos milímetros a vários metros. São vistosos e possuem grande variedade de formas.
São dois tipos:
Pólipo: Formato cilíndrico, boca na extremidade superior e são sésseis (alguns geram uma estrutura calcária gerando recifes).
Medusa: Formato semelhante ao de um guarda-chuva, boca na parte inferior é e livre para nadar.
Possuem ao redor da boca, tentáculos, usados na captura do alimento (nos tentáculos que estão os cnidócitos).
Dentro de cada cnidócito, há uma cápsula (nematocisto) com um liquido tóxico e um longo filamento enovelado. Quando o cnidócito é tocado sua cápsula abre e o filamento desenrola entrando na pele da presa e injetando a toxina, que pode de paralisar e matar pequenos animais.
O alimento entra pela boca aonde chega numa cavidade que faz a digestão (o que não é aproveitado e retirado do corpo pela boca).

Reprodução dos Cnidários

Assexuada: Brotamento.
Sexuada: Usa os gametas (espermatozóides e óvulos). Depois da fecundação, torna-se uma larva livre que depois se torna um individuo adulto. Desenvolvimento indireto.
Há espécies que apresentam as duas formas de reprodução de modo alternado no ciclo de vida. È chamado de alternância de gerações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário